ANTROPOGÊNESE DAS ESTÂNCIAS DO LIVRO DE DZYAN

ESTÂNCIA I

1. O Lha que dirige o Quarto é Servidor dos Lha(s) dos Sete, os que giram conduzindo suas Carruagens ao redor do seu Senhor, o Olho Único [do nosso Mundo]. Seu Sopro deu Vida aos Sete. Deu Vida ao Primeiro.

2. Disse a Terra: "Senhor da Face Resplandecente; minha Casa está vazia ... Envia os teus Filhos para povoarem esta Roda. Enviaste os teus Sete Filhos ao Senhor da Sabedoria. Sete vezes ele te vê mais perto de si, sete vezes mais ele te sente. Proibiste aos teus Servidores, os pequenos Anéis, que recolham a tua Luz e o teu Calor e interceptem a tua grande Munificência em sua passagem. Envia-os agora à tua Serva."

3 - Disse o Senhor da Face Resplandecente: "Eu te enviarei um Fogo quando o teu trabalho estiver começado. Eleva a tua voz a outros Lokas; assiste o teu Pai, o Senhor do Lótus, na procura de seus filhos... Tua Gente estará sob o comando dos Pais. Teus Homens serão mortais. Os Homens do Senhor da Sabedoria, não os Filhos do Soma, são imortais. Cessa as tuas queixas. Tuas Sete Peles ainda estão sobre Ti. .. Tu não estás preparada. Teus Homens não estão preparados."

4. Depois de grandes sofrimentos, libertou-se ela de suas Três Peles velhas, vestiu as Sete Peles novas, e permaneceu com a primeira.

ESTÂNCIA II

5. A Roda girou por trinta crores mais. Construiu Rúpas; Pedras moles, que endureceram; Pedras duras, que amoleceram. O visível do invisível, os Insetos e as pequenas Vidas. Ela os sacudia de seu dorso, quando invadiam a Mãe ... Depois de trinta crores, ela se voltou por completo. Repousava sobre seu dorso, sobre suas costas ... Não queria chamar os Filhos do Céu, não queria recorrer aos Filhos da Sabedoria. Ela criou de seu próprio Seio. Produziu Homens Aquáticos, terríveis e malvados.

6. Os Homens Aquáticos, terríveis e malvados, ela mesma os criou com os restos dos outros, Formou-os com a escória e o limo de sua Primeira, Segunda e Terceira. Os Dhyânis vieram e olharam. .. os Dhyânis procedentes do resplandecente Pai-Mãe, vieram das Brancas Regiões, das Mansões dos Mortais Imortais.

7. Eles ficaram descontentes. "Nossa Carne não está aí. Não há Rúpas convenientes aos nossos Irmãos da Quinta. Não há Moradas para as Vidas. Águas puras, e não turvas, devem eles beber. Sequemo-Ias."

8. As Chamas vieram. Os Fogos com as Centelhas; os Fogos da Noite e os Fogos do Dia. Eles secaram as Aguas turvas e escuras. Com o seu calor eles as esgotaram. Os Lhas do Alto e os Lhamayin do Abaixo vieram. Destruíram as Formas de duas e de quatro faces. Lutaram com os Homens-Cabras, os Homens de Cabeça de Cão e os Homens com Corpo de Peixe.

9. A Água-Mãe, o Grande Mar, chorou. Ela se levantou, desapareceu na Lua, que a tinha criado, que a fizera nascer.

10. Quando eles foram destruidos, a Terra ficou vazia. Pediu que a secassem.

ESTÂNCIA lII

11. O Senhor dos Senhores veio. Do corpo dela separou as Aguas, e aquilo foi o Céu em cima; o Primeiro Céu.

12. Os Grandes Chohans chamaram os Senhores da Lua de Corpos Aéreos: "Produzi Homens, Homens com a vossa Natureza. Dai-lhes as Formas internas. Ela construirá as Vestirnentas externas. Eles serão Machos-Fêmeas. Senhores da Chama também ... "

13. Cada um deles seguiu para o Território que lhe foi destinado; eram Sete, cada qual em seu Lote. Os Senhores da Chama ficaram atrás. Não queriam ir, não queriam criar.

ESTÂNCIA IV

14. As Sete Legiões, os Senhores "Nascidos da Vontade", impulsionados pelo Espírito Dispensador da Vida, separaram os Homens de si mesmos, cada qual em sua própria Zona.

15. Sete vezes sete Sombras de Homens Futuros nasceram. Cada um com sua própria Cor e Espécie. Cada um inferior a seu Pai. Os Pais, os Sem-Ossos, não podiam dar a Vida a Seres com Ossos. Sua progênie foi Bhuta, sem Forma nem Mente. Por isso foi chamada a Raça Chhâya.

16. Como nasceram os Manushya? Como se formaram os Manus com Mente? Os Pais chamaram em sua ajuda o seu próprio Fogo, que é o Fogo que arde na Terra. O Espírito da Terra chamou em sua ajuda o Fogo Solar. Esses Três, com seus esforços conjugados, produziram um bom Rúpa. Podia estar de pé, andar, correr, curvar-se ou voar. Contudo, não passava ainda de um Chhaya, uma Sombra sem Entendimento.

17. O Sopro necessitava de uma Forma. Deram-lha os Pais. O Sopro necessitava de um Corpo Denso; a Terra o modelou. O Sopro necessitava do Espírito de Vida; os Lhas Solares o insuflaram em sua Forma. O Sopro necessitava de um Espelho do seu Corpo; "Nós lhe damos o nosso!", disseram os Dhyânis, O Sopro necessitava de um Veiculo de Desejos; "Aqui o tem!", disseram os Drenadores das Águas. Mas o Sopro necessitava de uma Mente para abranger o Universo: "Isso não podemos dar!", disseram os País. "Nunca a tive!" disse o Espírito da Terra, "A Forma seria consumida, se eu lhe desse a minha!", disse o Grande Fogo. .. O Homem permaneceu um Bhuta, vazio e sem entendimento .. , Assim deram a Vida os Sem-Ossos aos que vieram a ser os Homens com Ossos na Terceira.

ESTÂNCIA V

18. Os Primeiros foram os Filhos do Ioga. Seus filhos, os filhos do Pai Amarelo e da Mãe Branca.

19. A Segunda Raça foi produzida por brotamento e expansão, a Assexual procedente da Sem-Sexo. Assim. ô Lanu! teve origem a Segunda Raça.

20. Seus Pais foram os Nascidos por Si Mesmos ... Os Nascidos por Si Mesmos, os Chhâyas procedentes dos brilhantes Corpos dos Senhores, os Pais, os Filhos do Crepúsculo.

21. Quando a Raça envelheceu, as Águas antigas se misturaram com as Águas mais recentes. Quando suas Gotas ficaram turvas, elas se desvaneceram e sumiram na Corrente nova, a Corrente cálida da Vida. O Exterior da Primeira se converteu no Interior da Segunda. A velha Asa passou a ser a Sombra nova e a Sombra da Asa.

ESTÂNCIA VI

22. A Segunda desenvolveu depois os Nascidos do Ovo, a Terceira. O Suor aumentou, suas Gotas cresceram, e as Gotas se tornaram duras e redondas. O Solos aqueceu; a Lua os esfriou, e os modelou; o Sopro os alimentou até a sua maturidade. Da Abóbada Estrelada o Cisne Branco fecundou a Grande Gota. O Ovo da Futura Raça, o Homem-Cisne da Terceira ulterior Primeiramente, Macho-Fêmea; depois, Homem e Mulher.

23, Os Nascidos-de-Si-Mesmos foram os Chhâyas, as Sombras dos Corpos dos Filhos do Crepúsculo. Nem a água, nem o fogo podiam destruílos. [Seus filhos foram destruídos.]

ESTÂNCIA VII

24. Os Filhos da Sabedoria, os Filhos da Noite, prontos para renascer, desceram. Viram as formas vis da Primeira Terceira. "Podemos escolher", disseram os Senhores, "nós temos a sabedoria!' Alguns entraram nos Chhâyas. Outros projetaram a Centelha. Outros ainda demoraram até a Quarta. Com seu próprio Rúpa encheram o Kama. Os que entraram vieram a ser Arhats. Os que só receberam uma Centelba permaneceram desprovidos de entendimento; a Centelha brilhava debilmente. Um Terço continuava sem mente. Seus jivas não estavam preparados. Estes foram deixados à parte entre os Sete. Tornaram-se os Cabeças Estreitas. Um Terço estava preparado. "Nestes habitaremos", disseram os Senhores da Chama [e da Sabedoria Secreta].

25. Como procederam os Manasas, os Filhos da Sabedoria? Rechaçararn os Nasddos-de-Si-Mesmos. Não estavam preparados. Desdenharam os Nascidos-do-Suor. Não estavam inteiramente preparados. Não quiseram entrar nos primeiros Nascidos-do-Ovo. 

26. Quando os Nascidos-do-Suor produziram os Nascidos-do-Ovo, os duplos, os fortes, os poderosos dotados de ossos, os Senhores da Sabedoria disseram: "Agora criaremos."

27. A Terceira Raça veio a ser o Vahan dos Filhos da Sabedoria. Criou "Filhos da Vontade e do Ioga". Criou-os por Kriyâshakti, os Santos-Pais, Antepassados dos Arhats.

ESTÂNCIA VIII

28. Das gotas de suor, do resfduo da substância, material proveniente dos corpos mortos dos homens e dos animais da Roda anterior, e do pó rejeitado, foram produzidos os primeiros animais.

29. Animais com ossos, dragões do oceano e Sarpas voadoras vieram acrescentar-se aos seres que rastejam. Os que se arrastam pelo solo ganharam asas. Os aquáticos de pescoço longo tornaram-se em antepassados das aves do ar.

30. Durante a Terceira, os animais sem ossos cresceram e se transformaram: converteram-se em animais com ossos, os seus Chhâyas se solidificaram.

31. Os animais foram os primeiros a separar-se. Começaram a procriar. O homem duplo também se separou. Disse: "Façamos como eles: unamo-nos e procriemos." Assim o fizeram.

32. E os que careciam de Centelha tomaram para si enormes animais fêmeas. Com elas procriaram raças mudas. Eles próprios eram mudos. Mas as suas línguas se desataram. As línguas de sua progênie permaneceram mudas. Eles geraram monstros. Uma raça de monstros encurvados e cobertos de pelo vermelho, que andavam de quatro patas. Uma raça muda para silenciar a sua vergonha.

ESTÂNCIA IX

33. Vendo isso, os Lhas que não haviam construido homens choraram, dizendo: 

34. "Os Amanàsas macularam nossas futuras casas. Isto é Carma. Habitemos as outras. Instruamo-los melhor para evitar que algo de pior aconteça." E assim fizeram ... 

35. Então os homens todos foram dotados de Manas. Viram o pecado .daqueles que não tinham mente.

36. A Quarta Raça desenvolveu a linguagem.

37. O Um se converteu em Dois; assim também todos os seres vivos e rastejantes que ainda eram unos, os peixes gigantescos, as aves e as serpentes de cabeça de escamas.

ESTÂNCIA X

38. Assim, de dois a dois, nas Sete Zonas, a Terceira Raça deu nascimento à Quarta; os Suras passaram a A-suras.

39. A Primeira, em todas as Zonas, era da cor da lua; a Segunda amarela como o ouro; a Terceira, vermelha; a Quarta, de cor morena, tornando-se negra pelo pecado. Os sete primeiros ramos humanos eram todos da mesma cor. 05 sete seguintes começaram a mesclar-se .

.40. Então a Terceira e a Quarta cresceram em orgulho. "Somos os reis; somos os deuses."

41. Tomaram esposas de aparência formosa. Esposas escolhidas, entre os sem mente, os de cabeça estreita. Procriaram monstros, demõnios perversos, machos e fêmeas, e também Khados (dãkiní), de mente limitada.

42. Edificaram templos para o corpo humano. Adoraram o varão e a fêmea. Então o Terreiro Olho cessou de funcionar.

ESTÂNCIA XI

43. Eles construíram cidades colossais. Com terras e metais raros eles construíam. Com os fogos expelidos, com a pedra branca das rnotanhas e a pedra negra, talhavam suas próprias imagens em tamanho natural e sua semelhança, e as adoravam.

44. Ergueram grandes imagens de nove yatis de altura: o tamanho de seus corpos, Fogos internos haviam destruido a terra de seus Pais. A Água ameaçava a Quarta.

45. As primeiras Grandes Águas vieram. Elas submergiram as Sete Grandes Ilhas. .

46. Salvos todos os Justos; destruidos os fmpios. Com estes pereceu a maior parte dos enormes animais produzidos pelo suor da terra.

ESTÂNCIA XII

47. Poucos ficaram. Alguns amarelos, alguns morenos e negros e alguns vermelhos ficaram. Os que tinham a cor da lua haviam desaparecido para sempre.

48. A Quinta procedente do trono santo ficou; ela foi governada pelos primeiros Reis Divinos.

49 ... [As Serpentes] que voltaram a descer, que fizeram a paz com a Quinta, que a ensinaram e instruíram ...





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS PRELIMINARES SOBRE AS ESTÂNCIAS ARCAICAS E OS QUATRO CONTINENTES PRÉ-HISTÚRICOS